Tierra Fértil

Carregando conteúdo...

Tierra fértil

Editorial

2019 um ano de defesa da Ciência

desliza

2019 foi um ano de desafio para a defesa dos produtos fitossanitários ou praguicidas, os quais representam uma das tecnologias mais utilizadas pelos agricultores para proteger seus cultivos de pragas, ervas daninhas e doenças. Os praguicidas químicos evitam perdas anuais entre 30% e 40% das colheitas mundiais.

Entretanto, na CropLife Latin America, acolhemos muitas iniciativas nacionais que procuraram emular legislações restritivas de outras paragens. Tentativas de proibições e restrições estiveram na ordem do dia. Felizmente, em conjunto com as Associações Nacionais e os grupos de trabalho técnicos e científicos das empresas afiliadas, mantivemos um diálogo proativo com produtores agrícolas, autoridades, universidade e sociedade civil.

Ao apresentar argumentos técnicos, sustentamos o devido processo e aumentamos a confiança na institucionalidade e nos marcos regulatórios nacionais baseados em critérios técnicos e racionais.

O Comércio e os Limites Máximos de Resíduos de Praguicidas foi outro tema que, em 2019, exigiu de nós uma gestão intensa e dinâmica. Trata-se de um assunto que pode ser interpretado como obstáculo técnico ao livre comércio e que afeta gravemente a América Latina na qualidade de fornecedor global de alimentos. As exigências dos países compradores no que concerne ao uso dos insumos agrícolas utilizados em cultivos locais são diversas e podem ser qualificadas, inclusive, como extravagantes. O Japão tem determinadas exigências, os EUA outras, e a União Europeia decidiu reduzir a quantidade de Limites Máximos de Resíduos de praguicidas, LMRs, a níveis praticamente insustentáveis. Tudo isso aumenta as dificuldades da produção agrícola na região e diminui sua competitividade. De mãos dadas com agricultores, associações de exportadores e autoridades, trabalhamos na busca de soluções e para manter o diálogo proativo com autoridades de comércio. E isso para que compreendam e dimensionem as necessidades da agricultura tropical de nossa região, a qual demanda maior proteção para os cultivos, diante da diversidade das pragas e, assim, consigam padronizar as exigências de inocuidade. Trata-se de um tema que exigirá grandes esforços em 2020

A Indústria continuou o trabalho nas frentes de capacitação e recuperação do plástico no campo. Com os programas CuidAgro e CampoLimpio, mantivemos o compromisso de uso responsável das tecnologias do agro. Tais programas amadureceram e, atualmente, em sintonia com as exigências legais e dialogando com autoridades e agricultores, trabalhamos em conjunto para que no campo sejam aperfeiçoadas as práticas responsáveis e se avance rumo a uma agricultura sustentável.

É sumamente preocupante o crescimento do comércio ilegal levado a cabo por quadrilhas de criminosos internacionais. Trabalhamos nessa frente, apoiamos as autoridades de fiscalização, mas são muitas as fronteiras sem controle. Estima-se que o comércio ilegal de praguicidas pode chegar a 30% do mercado, o que põe em risco a saúde, o meio ambiente e a produtividade agrícola.

As empresas que a CropLife Latin America representa portam a bandeira da inovação. Em 2019, essas empresas progrediram significativamente no desenvolvimento de novas tecnologias em prol da sustentabilidade agrícola.

Atualmente, com um plano de Controle Integrado de Pragas e as tecnologias disponíveis, um agricultor pode fazer uso do controle químico, do controle biológico, de sementes tratadas, de sementes biotecnológicas, da agricultura de precisão e da agricultura digital. Somos partes dos avanços tecnológicos que vivemos como humanidade e cumprimos, assim, as exigências que nos impõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

Continuaremos a caminhar de mãos dadas com a ciência, apoiando a transparência e a institucionalidade e com o firme compromisso de trabalhar por uma agricultura a cada dia mais sustentável.




DIRETORIA DA CROPLIFE LATIN AMERICA

Valdemar Fischer, Presidente
Syngenta

Sergi Vizoso-Sansano
Basf

Rodrigo Santos
Bayer CropScience

Ronaldo Pereira
FMC

José P. Fabretti
Sumitomo Chemical

José Perdomo
Presidente Executivo da CropLife Latin America


EQUIPE CROPLIFE LATIN AMERICA

José Perdomo
Presidente Executivo

Javier Fernández
Consultor Legal e Diretor de Assuntos Regulatórios

Mauricio Rodríguez PhD
Diretor de Assuntos Científicos

Mónica Velásquez
Diretora de Comunicações

Gabriela Briceño
Gerente dos Programas CuidAgro e CampoLimpio

Alejandro Hernández
Gerente de Biotecnologia para a América Central e o Caribe

Richard Franklin
Diretor para a Região Andina

Martín Zúñiga
Diretor para a Américal Central e o Caribe

Juan Cruz Jaime
Diretor para o Cone Sul

Lina Rodríguez
Profissional Sênior de Comunicação

Ligia Álvarez
Administrador

Margarita Maldonado
Assistente Administrativa


SOBRE NOS