Tierra Fértil

Carregando conteúdo...

Tierra fértil

CuidAgro e CampoLimpio

Compromisso com as Boas Práticas Agrícolas, BPA

desliza

Este ano, com os programas CuidAgro® e CampoLimpioSM promovemos o uso do Equipamento de Proteção Pessoal como prática agrícola essencial; impulsionamos a formação de alianças para ampliar a cobertura tanto de pessoas treinadas quanto para a recuperação de plástico do campo, e continuamos o esforço pedagógico para proteger os polinizadores.

Avanços nos programas CuidAgro® e CampoLimpioSM 2019 vs 2010 Gestão da Rede de Associações

Ouso de um produto fitossanitário ou pesticida não é arbitrário, não há espaço para interpretações diferentes àquelas expressamente indicadas no rótulo em sua ficha de segurança. Estes produtos foram projetados para serem usados seguindo regras específicas de armazenamento, transporte, mistura, aplicação e descarte final da embalagem na qual uma vez se encontravam. O anterior é fundamental para a sustentabilidade da atividade agrícola como um todo, reduzindo o desenvolvimento de resistência, protegendo a aplicação, a sua família e o ambiente.

Segundo números preliminares, mais de 226,000 pessoas foram treinadas para o manuseio responsável dos pesticidas em 2019 com CuidAgro®. As Associações Nacionais que relataram um número maior de pessoas capacitadas são AGREQUIMA na Guatemala, CASAFE na Argentina, PROCCYT no México e CAFYF no Paraguai.

Quanto ao programa de descarte responsável de embalagens vazias de pesticidas, CampoLimpioSM, foram recuperadas mais de 65.000 toneladas de embalagens, no entanto, o número final aumentará porque continuamos recebendo a informação das Associações Nacionais.

Vídeo sobre o uso responsável de produtos fitossanitários: Trechos da entrevista realizada pelo informativo MATINAL na República Dominicana, com Martín Zúñiga, Diretor da CropLife Latin America na América Central e no Caribe e com Henry Monsanto, Presidente de AFIPA

Disponível em espanhol

Quando um usuário final tiver sido beneficiado com o treinamento da CuidAgro® e CampoLimpioSM., a tomada de decisões é feita de forma informada. Um treinamento eficaz resulta no empoderamento, seguido de uma troca de comportamento e desenvolvimento de um novo hábito, ressalta Gabriela Briceño, Gerente dos programas CuidAgro® y CampoLimpioSM.

Equipamentos de Proteção Pessoal de qualidade

Em 2019, a CropLife Latin America promoveu o uso dos Equipamentos de Proteção Pessoal (EPPs ou EPIs). Em reunião com sua rede de Associações em outubro passado no Chile, ocorreu uma troca de conhecimentos com o Instituto Agronômico de Campinas e a empresa PROTECT, fabricantes de EPPs, com os quais se analisaram experiências na região sobre a qualidade dos materiais utilizados para a elaboração destes. Em conclusão, foram sensibilizadas as associações sobre a ciência por trás da fabricação de equipamentos de proteção pessoal, respaldadas por estudos com rigor científico sobre materiais, adjuvantes e desenhos de roupas para o conforto e segurança do aplicador.

Brasil é um caso de sucesso com relação ao uso de Equipamentos de Proteção Pessoal de alta qualidade. Os motivos são:

1. Coerência entre investigação científica focada nos materiais e projetos

2. Desenvolvimento e aplicação da legislação local

3. Promoção de processos de certificação de qualidade ISO.

Promoção das Boas Práticas Agrícolas

A campanha educativa em meios digitais para melhorar as práticas agrícolas teve uma alta acolhida por parte da comunidade da CropLife Latin America. Através de testes realizados nas redes sociais, verificou-se a necessidade de reiterar as mensagens para fomentar melhores hábitos.

Disponível em espanhol

BPA
BPA
falso

Na Guatemala, a  AGREQUIMA continua sendo o host da GLOBALG.A.P., aliança que permitiu a certificação com Localg.a.p. aos exportadores de vegetais. Em 2019, a Guatemala foi pela primeira vez anfitriã do Tour GlobalG.A.P. que focou em conferências sobre os benefícios econômicos de implementar as Boas Práticas Agrícolas. Além disso, a AGREQUIMA continua promovendo seu curso on-line Inocuidade de alimentos: boas práticas agrícolas e de fabricação.

 

Na Argentina, a, CASAFE, mantém sua liderança nas demonstrações de aplicações e redução de desvios. Em 2019 treinou mais de 48.000 pessoas.

Através de uma reunião de trabalho colaborativa, a Argentina expediu o Acordo Interministerial sobre Boas Práticas de Aplicações de Produtos Fitossanitários. Compartilhamos alguns elementos chave que podem servir de guia em outros países da região.

Alianças Estratégicas

Na Nicaragua, ANIFODA demonstrou seu engenho e habilidade para construir alianças em condições adversas. Recuperou mais de 70 toneladas de embalagens vazias e capacitou 4.000 pessoas. Seu êxito encontra-se na busca de sócios interessados em cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas áreas como reciclagem, resíduos sólidos, água e saneamento, alteração climática, biodiversidade e educação ambiental. A ANIFODA mantém um portfólio de mais de 10 alianças ativas.

Projetos para educar sobre uso responsável

A CropLife Latin America atualizou os cartazes de capacitação das Boas Práticas Agrícolas que mantiveram como protagonista de “Custodio”, que agora está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a proteção à Biodiversidade.

Disponível em espanhol

Os materiais pedagógicos da CropLife Latin America foram bem recebidos por audiências distintas. Em 2019, a editora brasileira FTD publicou o infográfico sobre responsabilidade compartilhada em uma guia educacional para escolas. Na Argentina, Massalin Particulares incorporou o vídeo sobre Gestão Integrada de Pragas, MIP, em um APP de capacitação para cultivadores de tabaco.

As Boas Práticas Agrícolas focadas na proteção de polinizadores continuaram sendo prioridade em 2019. As discussões em alguns países em relação aos cenários de risco dos polinizadores ao apenas passam a melhorar as práticas apícolas e agrícolas, mas para aumentar os esforços de monitoramento. A CropLife Latin America participou e apoiou oficinas sobre este tema no Peru, Colômbia e Argentina.

Na Colômbia, ProCultivos, ANDI, continuou com suas jornadas de capacitação a apicultores e agricultores para melhorar suas práticas e proteger os polinizadores. Além disso, publicou o Protocolo para a amostragem de abelhas Apis melífera e outros materiais da colmeia para a análise toxicológica e sanitárias que permitirá maior rigor na hora de investigar os acidentes nas colmeias.

Consulte o Protocolo aqui: - Disponível em espanhol - Aqui

Na Argentina foi projetado um Guia de Avaliação de Risco para Abelhas, em uma reunião colaborativa com autoridades locais, CASAFE e CropLife Latin America. O Guia estará disponível nas próximas semanas.

Leitura Recomendada: - Disponível em espanhol -
Proibir agroquímicos não soluciona a situação de polinizadores, publicado na revista 2000 Agro do México

Consolidação de CampoLimpioSM como programa nacional

Na América Latina, há uma tendência acentuada para a unificação do programa de recuperação de embalagens e sua adoção por governos mediante acordos ou leis. Iniciativas na República Dominicana, Chile, Argentina e mais recentemente Honduras, marcaram discussões entre os setores público e privado. A indústria reconhece e agradece esta integração, e de fato a promove como um de seus objetivos em 2020.

Economia Circular

 

A Corporación CampoLimpio Colombia continua posicionando seus ECO-TUTORES dentro de sua Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC). Participaram dessa iniciativa esta iniciativa 30 municípios, 3 departamentos, 25 associações de produtores, 5 grêmios da produção, empresa privada e sociedade em geral, e mais de 250.000 unidades foram entregues nos últimos dois anos

Centros de Armazenagem de CampoLimpioSM

Foi inaugurado um novo centro de armazenagem na República Dominicana, graças a um acordo negociado entre AFIPA, ANINPA e Ministério da Agricultura. A Fundação CampoLimpio Argentina inaugurou o Centro de Armazenamento Temporário (CAT) de Sofeva em Pergamino.

Troca de experiências

CampoLimpio Uruguay avança pelo terceiro ano consecutivo com um Concurso de Desenho, uma iniciativa de baixo custo com um alcance a 72,000 pessoas ao ano por meio de redes sociais. É um mecanismo de sensibilização sobre a responsabilidade ambiental em comunidades rurais, do qual participam autoridades locais.

AMOCALI no México demonstrou em métricas resultados positivos nos aumentos de embalagens vazias e capacitações.

Sua proposta inclui:

China recebe modelo brasileiro de CampoLimpo

O êxito do programa de descarte de embalagens vazias de pesticidas do Brasil, liderado pelo inPev, foi apresentado em Xangai na reunião global de Manuseio de Embalagens organizada pela CropLife China e CropLife International. A China iniciará um projeto ambicioso para dar um destino ambientalmente responsável para as embalagens vazias de pesticidas e implementará um modelo similar ao do inPev.

Conheça a galeria de fotos de capacitações da CuidAgro®, dias de coleta de embalagens e alguns centros de armazenagem da CampoLimpioSM

cafyf
cafyf
procultivos
anifoda
anifoda
agrequima
agrequima
casafe
camagro
camagro
apia
afaquima
afaquima
campolimpio
agrequima